|
Nova pagina 1
|
Vida moderna não afasta italianos de casa no almoço
da Reuters, em Roma
O ritmo de vida pode estar ficando mais rápido
no mundo desenvolvido, mas na Itália a maioria das pessoas
encontra tempo para um prato de massa no meio do dia e muitas até
tiram uma soneca, segundo informações de uma pesquisa
publicada hoje.
A pesquisa, divulgada pelo instituto de estatísticas
nacional, Istat, mostrou que 75% dos italianos voltam para casa
para o almoço, que ainda é considerado a principal
refeição do dia.
O estudo entrevistou cerca de 58 mil pessoas --mais
de 20 mil famílias -- sobre hábitos e estilos de vida
típicos durante o ano 2001.
O número de italianos que vão para
casa comer no meio do dia caiu cerca dez pontos percentuais desde
1993, quando o número era de 85%.
Apesar dos tempos modernos que colocaram os italianos
em um ritmo mais rápido na última década, quase
20% daqueles que vão para casa comer também encontram
tempo para uma soneca antes de voltarem para o trabalho.
Massas, pão e arroz ainda são os
alimentos principais da dieta mediterrânea, com mais de 87%
dos italianos alimentando-se deles pelo menos uma vez por dia.
O azeite continua sendo o principal condimento
usado pelos italianos, cerca de 93% da população.
A porcentagem de italianos que gosta de tomar vinho
continuou estável, cerca de 58%. (© Folha Online)
Voltar